Agora e Para sempre, Lara Jean – Jenny Han

Não sei se vocês lembram, mas em outubro do ano passado, logo quando voltei do intercâmbio, postei que, depois de ficar mais de um ano sem conseguir ler nada, eu devorei os 2 livros da trilogia Para Todos os Garotos que já Amei, da Jenny Han, em um final de semana.

Como eu disse lá no post, tava com MUITO medo do que seria feito no último livro e como ela lidaria com o final. Eu tenho MUITO medo de finais. Muitas pessoas não sabem fazer finais e acabam fazendo algo muito perfeito ou algo muito desastroso só para ~chocar~.  Esta semana saiu o último livro e, sem spoilers, sobre esse livro, eu posso dizer: final perfeito.

Se você amou os dois livros anteriores, tenho certeza que você vai amar muito mais essa parte final. Eu chorei TRÊS VEZES enquanto lia e fiquei com vontade de chorar em muitas outras. Eu só não li em uma sentada porque queria que durasse mais. Mas foi muito lindo ver tudo acontecendo, o crescimento de TODOS os personagens. Não teve NENHUMA história deixada pra trás ou sem desenvolvimento. Eu gostei muito mesmo. Tem uma frase que é dita duas vezes no livro que eu amei de verdade e me fez pensar muito sobre ela:

“Never say no when you really want to say yes.”

“Nunca diga não quando você quer dizer sim.”

Cara, quantas vezes a gente diz “não” porque aprendemos que é educado recusar as coisas? É algo que eu demorei muito pra perceber que faço muito. Desde um elogio à um presente caro. Quantas vezes a gente diz “não” querendo dizer “sim” e sendo o “sim” o que te faria bem?

O livro mostrou o último ano do ensino médio da Lara Jean e a ansiedade dela causada pela espera pela Universidade. Eu acredito que ficou muito bom esse desenvolvimento de um período tão “ruim” pra gente. É muito louco ter que decidir o nosso futuro tão jovem e sofrer com a pressão por saber que uma escolha pode mudar totalmente a nossa vida. Acho muito necessário essa desmitificação de que mudar de ideia no meio do caminho seja loucura ou irresponsabilidade.

Uma coisa que amo na Lara Jean é que ela é uma protagonista realista. Ela não é aquela menina perfeita o tempo todo que só faz coisas fofas ou inteligentes nem aquela menina rebelde que só faz loucuras e coisas que a gente acha impossíveis de acontecerem na vida real. Ela tem um equilíbrio muito identificável em pessoas do nosso convívio, é aquela pessoa certinha que se dá liberdade e se arrisca.

E eu espero que vocês leiam esse livro e sintam todas as emoções que eu senti. Foi de uma leveza sem tamanho em um momento de ansiedade louca. Muito amor por Lara Jean, Peter Kavinsky e, claro, Jenny Han ♥

LaraJeanQuiz

Agora e Para Sempre, Lara Jean
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
304 páginas
2017
AMAZON SARAIVA

Comentários

2 ideias sobre “Agora e Para sempre, Lara Jean – Jenny Han”

  1. Oi sua resenha é perfeita, despertou ainda mais a minha vontade de ler o livro , sabe também tenho medo de finais mas lendo sua resenha me sinto melhor em relação..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *