Desafio Ler Além – Indicações 1/5

O NUPE está participando junto com a Revista Pólen e as Valkírias do desafio Ler Além e…

Resultado de imagem para wait a minute gif

PERAÍ!

Você não sabe que desafio é este??? Volta aqui e lê este post com uma explicação sobre o Ler Além! Leu? Ótimo, agora estamos na mesma página e posso voltar ao que eu estava indo falar. Como temos 15 categorias dentro do desafio, decidimos fazer um especial de cinco posts com indicações para livros para três categorias aleatórias para que você possa completar o desafio até o final do ano (um dos posts vai ter apenas duas categorias, porque não tem como a gente te indicar o que pegar emprestado dx amiguinhx, hahahaha)

Bom, hoje não vai ser tão aleatório, porque hoje é o dia internacional das mulheres e optamos por colocar apenas as categorias que envolvam mulheres

Ficção científica escrita por autora brasileira

Resultado de imagem para as aguas vivas nao sabem de si

As águas vivas não sabem de si – Aline Valek: Este livro conta a história de uma mergulhadora profissional que faz parte de uma equipe liderada por uma cientista obcecada por encontrar inteligência no funco do oceano. Aline Valek é uma escritora e ilustradora mineira e este é o seu romance de estreia.

Resultado de imagem para trilogia anomalos

Trilogia Anômalos – Bárbara Morais: OLHA AÍ! INDICAÇÃO TRÊS-EM-UM!!! Começando pelo livro A Ilha dos Dissidentes, somos apresentada à protagonista Sybil, que está louca para sair Kali e não ter que entrar no exército. Quando ela estava indo embora, o navio que ela estava acaba naufragando e Sybil, além de ser a única sobrevivente do naufrágio, ainda descobre que é uma anômala (pessoa com mutação genética com habilidades sobre-humanas) e acaba indo morar na maior cidade de na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. Bárbara Morais meio que criou o NUPE?  Pois é.

trasgo_12_mini

Edição #12 da Revista Trasgo – Várias autoras: Organizada pela Clara Madrigano, esta edição conta com histórias de ficção científica das autoras Aline Valek, Ana Cristina Rodrigues, M.M. Drack, Anna Fagundes Martino, Júlia da Silva e Gabriele Gomes Diniz.  Dá para ler os contos da revista gratuitamente aqui!

Resultado de imagem para A Torre Acima do Véu capa

A Torre Acima do Véu – Roberta Spindler: De uma forma misteriosa, aparece uma densa e venenosa névoa, matando uma grande parcela dos seres humanos. Os sobreviventes se refugiam no topo de grandes edifícios e arranha-céus das megalópoles e como se a misteriosa névoa não bastasse, ainda surgem seres assustadores, sombras, que os atacam constantemente. A sobrevivência destas pessoas dependem da proteção da Torre, que controla todos os armamentos e tecnologias que restaram. Neste mundo, em Rio-Aires, vive Beca, e ela e seus pai e irmão vivem do resgate de recursos abandonados em andares inferiores. Sua profissão se torna mais perigosa depois de uma negociação que pode destruir muito mais do que sua própria vida e a de sua família. Roberta Spindler é uma autora paraense, que também é editora de vídeos. Ano que vem vai sair um livro novo dela pela Suma de Letras!

Biografia de uma mulher não-branca

Resultado de imagem para The Misadventures of Awkward Black Girl

The Misadventures of Awkward Black Girl – Issa Rae: Issa conta com um humor bem auto-depreciativo sobre como é ser uma garota introvertida e negra num mundo que glorifica o cool através de ensaios, compartilhando suas experiências de vida e sobre como foi ser uma pioneira cibernética. Issa Rae é roteirista e protagonista do seriado Insecure da HBO.

Resultado de imagem para Why Not Me? book

Why Not Me? – Mindy Kaling: Em uma coleção de ensaios autobiográficos, Mindy fala com muito humor sobre sua vida adulta, amor, amizades, ansiedades, tentativas de ser a primeira pessoa na história a perder peso sem mudar os hábitos alimentares e como acreditar que você merece um lugar em Hollywood quando você é constantemente lembrada que ninguém em Hollywood se parece contigo. Ah, e ainda tem uma história maravilhosa sobre o encontro dela com Bradley Cooper. Mindy Kaling é roteirista, atriz e dubladora, atualmente, ela é escreve e protagoniza o seriado The Mindy Project (Nath pode ter ou não recomendado este seriado) (ela totalmente recomendou).

Resultado de imagem para Para Poder Viver

Para Poder Viver – Yeonmi ParkNesta autobiografia, Yeonmi Park, ativista de direitos humanos norte-coreana de apenas 21 anos, conta sobre como era sua vida num dos países mais opressores do mundo, a Coreia do Norte, e sobre sua fuga, aos treze anos, pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas, quando sua mãe a vendeu para um casamento escravo. Apesar de ter tentado esconder sua história da sociedade sul-coreana, Yeonmi decidiu que era melhor compartilhá-la como forma de inspiração para outras pessoas e para tentar sua irmã que escapou anos antes.

Resultado de imagem para Eu sou Malala

Eu sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb: Malala conta a história sobre sua vida no Paquistão, o aumento do poder do Talibã em sua região, a época em que ela escrevia de forma anônima para o blog da BBC para chamar atenção para o que estava acontecendo com ela e como o Talibã estava a impedindo e impedindo todas garotas de estudar. Seu ativismo foi tanto, que aos quinze anos, homens enviados pelo Talibã tentaram assassiná-la com um tiro na cabeça. Em Eu sou Malala, ela comenta sobre este marco em sua vida, como foi sua recuperação e como ela decidiu continuar divulgando a necessidade das mulheres terem direitos iguais, apesar das constantes ameaças de morte que ela e sua família recebem. Além da edição “adulta”, ainda tem a edição infanto-juvenil (já resenhei!) e uma versão infantil da biografia da Malala.

A Vida Imortal de Henrietta Lacks – Rebecca SklootVocê pode nunca ter ouvido sobre a Henrietta Lacks, mas ela é uma das pessoas mais importantes da medicina. Quer dizer, as células dela, batizadas de HeLa, são. Descendente de escravos e sem muitas condições de vida, Henrietta Lacks descobre, aos trinta anos, que tem um tumor no colo do útero e ele cresce e se espalha de uma forma nunca incrivelmente rápida e em pouco tempo, ela falece. Sem seu conhecimento, uma amostra do seu colo é retirada e o chefe de pesquisa de cultura de tecidos, George Gey, percebe algo inédito, mesmo fora do corpo, as células de Henrietta continuaram a se reproduzir num curto intervalo de tempo (até hoje elas se reproduzem e a amostra foi colhida em 1951, percebam). Estas células foram e continuam sendo utilizadas em diversas pesquisas e movem uma indústria bilionária de medicamentos sintéticos, inclusive a vacina contra a poliomielite e contra o vírus HPV, vários medicamentos para o tratamento de câncer, de AIDS e do Mal de Parkinson foram desenvolvidos por contas de estudos envolvendo as células HeLa. No entanto, nenhum descendente de Henrietta viu sequer um centavo do dinheiro que as células renderam. Ao escrever sobre a história de Henrietta, Rebecca descreve um pouco sobre a história da própria Henrietta Lacks, sobre como o hospital roubou sua amostra, sobre os descendentes de Henrietta e no absurdo de toda a situação. (Curiosidade: muitos negros nos EUA não doam sangue/órgãos por conta de histórias como esta da Lacks).

HQ por mulher

Resultado de imagem para Como Eu Realmente capa

Como Eu Realmente, volumes 1 e 2 – Fernanda NiaComo Eu Realmente, protagonizado por Niazinha, é uma compilação de tirinhas com histórias cheias de humor que contam com histórias sobre cotidiano de Niazinha, com tirinhas cheias de críticas sociais e com altas aventuras e viagens pelo maravilhoso mundo da maionese. Tudo isto recheado com bolinhos! Dá para ler as tirinhas da Nia no site Como Eu Realmente.

Resultado de imagem para bear bianca capa

Bear – Bianca Pinheiro: Nesta HQ, a pequena Raven perdeu seus pais e sua casa. Bom, na verdade, ela que se perdeu de ambos ao perseguir uma borboleta. Em sua busca, ela acaba encontrando um urso rabugento que decide ajudá-la nesta empreitada. A jornada deles é uma gracinha e está apenas começando. É possível ler os quadrinhos de Bear aqui.

Resultado de imagem para gata garota fefê capa

Gata Garota – Fefê TorquatoGigi é uma garota que passa metade do seu tempo dormindo, a outra metade comendo e o dia inteiro entediada. Por que alguém se interessaria pela sua vida? Porque Gigi é metade gato. Ela descende de uma família de gatos-gente, únicos de sua espécie, até onde se sabe… Em suas histórias, Gigi enfrenta problemas cotidianos, como roubar assentos alheios, torturar insetos por horas, conviver com a líder da família, Fefê – que pode ou não estar enlouquecendo – e com o ciúme de seu namorado, Danilo, que desconfia não ser o único. Se quiser, vocês podem ler os quadrinhos aqui ó.

Resultado de imagem para placas tectônicas margaux motin capa

Placas Tectônicas – Margoux Motin: Este quadrinho autobiográfico conta a história da própria Margoux Motin, que aos 35 anos, cuida sozinha de sua filha pequena, passou por uma separação, encontrou o amor e que tem a vida radicalmente mudada. Em seus quadrinhos, Margoux fala sobre os tipos de relacionamento e compartilha suas histórias de mãe solteira e como é difícil conciliar uma vida social com os cuidados que uma criança requer.

pan-1432-001

Ms. Marvel – G. Willow WilsonEsta HQ da Marvel narra a história de Kamala Khan. uma adolescente muçulmana bem normal (até fanfic de super-herói ela escreve)… Até o dia que ela simplesmente desenvolve poderes extraordinários. De repente, Kamala se vê uma super-heroína que precisa lidar com dons repentinos, salvar o mundo e lidar com questões adolescentes sobre auto-descoberta e aceitação (o que para Kamala é um pouquinho mais complicado, só pelo fato dela ser muçulmana nos EUA. Não consigo nem imaginar que merda deve ser a vida fictícia dela na administração Trump </3). Já resenhei o primeiro volume no NUPE e ele é meu maior xodózinho. (Dica: Ms. Marvel ainda mata a categoria de protagonista muçulmano!)


Gente, mas que lista imensa, né?!

Resultado de imagem para huge paper gif

De qualquer forma, esperamos que nossas indicações tenham ter ajudado pelo menos um pouquinho com os seus desafios Ler Além! Lembrem de usar a hashtag #LerAlem quando for discutir e compartilhar as suas leituras do desafio nas redes sociais também! Assim… Não é obrigatório nem nada, mas a gente é curioso, tá???

Daqui a duas semanas, voltamos com mais categorias e indicações para vocês.

E fica uma mensagem-gif sobre o dia internacional das mulheres para nós:

Libby VanderPloeg art cute women power
<3
Comentários
Val

A Rainha do Contra e das Reclamações. Quando não está discordando ou reclamando da Vida, do Universo e Tudo o Mais, pensa em como sobreviver à uma invasão zumbi. Toma banhos iluminadores e protege o mundo das Temíveis Criaturas que Vivem em seu Quarto.

  • Chaiane

    Adorei as indicações! Obrigada. Aguardando mais :D :D

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *