Nem Um Pouco Épico

Desafio Ler Além – Indicações 2/5

E voltamos.
E voltamos.

OLAR!

Voltamos com mais indicações de livros para mais três categorias de livros para o Desafio Ler Além que estamos fazendo em parceira com a Revista Polén e as Valkírias (leia mais sobre o desafio aqui). Na primeira parte deste especial, indicamos livros para três categorias, ficção científica escrita por autora brasileira, biografia de uma mulher não-brancaHQ por mulher, e hoje vamos colocar mais três categorias para te ajudar com o desafio!!

 Então, vamos lá?

POV de criança

capa

Passarinha – Kathryn Erskine: Este livro conta a história de Caitlin, uma garota de onze anos com Síndrome de Asperger. Em seu mundo, tudo é preto ou branco, as coisas são boas ou ruins e não existe meio termo. E é assim que Devon, seu irmão mais velho sempre explicou para as pessoas, mas agora Devon não está mais vivo e o pai de Caitlin não sabe o que fazer e nem Caitlin sabe como superar a dor e nem como ajudar seu pai. Ao ler sobre a definição de desfecho, a menina percebe que é isso que ela precisa e em sua busca pelo tal “desfecho”, Caitlin descobre que o mundo é cheio de cores lindas e bagunçadas e não é apenas preto e branco.

o último mestre pokemonO Último Mestre Pokémon – Carol ChristoLucas sempre sonhou em se tornar um mestre Pokémon, e tudo ia muito bem enquanto isso permanecia apenas em sua imaginação. Com a ajuda de Cora, a garota mais corajosa que conhece, e de Samuel, seu melhor amigo genial, ele formula um plano para fugirem da escola e irem até o Parque da Cidade em busca de um Pokémon raro. Mas coisas inexplicáveis começam a acontecer por lá, e os três passam a correr grande perigo… Carol é brasileira, ela é editora-assistente da Nemo e da Gutenberg e este é seu primeiro livro, mas ele já foi lançado internacionalmente também! 

dia da mudançaAs Leis de Allie Finkle para Meninas – Meg CabotEsta é uma série de livros que conta a história de Allie Finkle, uma garota de nove anos, que se muda e precisa se ajustar à uma nova cidade, à uma nova escola e a um novo quarto numa casa assustadora. Para sobreviver, Allie tem o seu livro com leis que ela precisa seguir e com ele, Allie vai tentar fazer com que as coisas voltem ao normal. Os livros da série são: Dia de Mudança (#1), A Garota Nova (#2), Melhores Amigas para Sempre? (#3), Medo de Palco (#4), Garotas, Glitter e a Grande Fraude (#5) e De Volta ao Presente (#6)

extraordinário capaExtraordinário – R. J. Palacio: O livro conta sobre August “Auggie” Pullman, um garoto que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por conta da síndrome, Auggie nunca tinha frequentado uma escola de verdade, mas isso vai mudar agora que ele finalmente poderá cursar a quinta série em Beech Prep, em Nova York, Quem já foi o novato sabe como é difícil se adaptar e para Auggie vai ser um pouco mais complicado, porque ele precisará convencer seus colegas que ele é apenas um garoto comum com um rosto extraordinário. Este livro é o xodózinho da Kah (já leram a resenha dela?) e ela já pediu para lembrá-los que vai ter filme de Extraordinário estreando dia 23 de novembro deste ano!

festa no covilFesta no Covil – Juan Pablo VillalobosEm Festa no Covil, descobrimos a vida íntima de um chefe do narcotráfico mexicano, Yolkault “El Rey”, narrada por seu próprio filho, Tochili, um garoto que mimado que mora em um “palácio” (um esconderijo de luxo que ele não pode sair e que ele divide com assassinos, prostitutas, traficantes, serviçais e um ou outro político corrupto),  ama chapéus, guilhotinas, samurais, dicionário e com um desejo obsessivo de completar seu minizoológico com uma hipopótamo anão em extinção da Libéria. Reveses nos negócios paternos e a conveniência de o grupo abandonar o México por um tempo acabam tornando realidade o safári para capturar o tal hipopótamo em risco de extinção.

9788535911121O Menino do Pijama Listrado – John BoyneBruno é um garoto de nove anos na Alemanha de 1942 que não sabe o que é o Holocausto e a Solução Final contra os judeus e nem tem ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa. Tudo o que ele sabe é que ele voltou para casa e descobriu que suas coisas estavam empacotadas e que ele e sua família se mudariam  porque seu pai recebera uma promoção num um cidade do interior com uma cerca grande e nada para fazer. Bruno decide que ali tem mais coisas que ele realmente pode ver e decide explorar o lugar. Em uma de suas andanças, Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que nasceu no mesmo dia que ele. Os dois acabam virando amigos e conforme a amizade se intensifica, Bruno explora mais e mais, tentando descobrir sobre o mistério que ronda as atividades de seu pai.

fique onde está e então corraFique Onde Está e Então Corra – John BoyneAlfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos: quase nenhum amigo foi à festa, todos os adultos pareciam preocupados e diziam que tudo estaria resolvido antes do natal e seu pai que prometera para que nunca iria lutar quando explodiu a Primeira Guerra Mundial quebra sua promessa. Quatro anos depois, Alfie não tem ideia de onde está seu pai esteja, só sabe que ele está longe, numa missão secreta. No entanto, tudo muda quando o garoto descobre que seu pai pode estar mais perto do que imaginava e Alfie fará tudo a seu alcance para trazê-lo de volta para casa.

Protagonista com Transtornos Psicológicos

uma história meio que engraçada

Uma História Meio que Engraçada – Ned Vizzini: O adolescente Craig Gilner está determinado a ser bem sucedido na vida, o que significa que entrar na escola certa para conseguir o emprego certo, mas uma vez que Craig consegue entrar no Executive Pre-Professional High School de Manhattan, a pressão se torna impossível. Craig não come, não dorme e quase se mata. Por conta do episódio suicida, o garoto acaba sendo levado para um hospital psiquiátrico e seus vizinhos de ala incluem uma transsexual viciada em sexo, uma garota que rasgou o próprio rosto com uma tesoura e o auto-proclamado Presidente Armelio. No hospital, Craig faz novas amizades, se apaixona, confronta sua ansiedade e finalmente encontra novos motivos para viver.

à procura de audrey

À Procura de Audrey – Sophie Kinsella: Audrey é uma garota comum de 14 anos até o dia que ela começa a sofrer um bullying pesado na escola e desenvolver um transtorno de ansiedade com episódios depressivos que a faz perder a vontade de ir para escola (quem não perderia?), estudar, conhecer pessoas novas… Audrey está se tratando com a doutora Sarah e progredindo, mesmo que lentamente, mas é ao conhecer Linus, amigo de seu irmão, que faz Audrey melhorar ainda mais: ela pode conversar com ele todos os seus mais escondidos medos, ansiedades e sonhos. Os dois desenvolvem uma amizade profunda que se evolui para um romance que vai afetar não apenas Audrey, mas toda a sua família.

por lugares incríveis

Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven: Theodore Finch é fascinado pela e morte e ele constantemente pensa em formas de se matar ser o “esquisito” da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família não o ajudam nem um pouco, mas toda vez acontece qualquer coisa boa, ele acaba desistindo do plano de morrer. Violet Markey vive para o futuro, conta os dias para a graduação para se escapar da cidade e da dor da morte de sua irmã. Um dia, Violet e o Theodore acabam se encontrando, por coincidência,  no alto da torre da escola numa tentativa de se matar e um ajuda o outro a sair dali.  Os dois acabam se unindo para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los, mas à medida que o mundo de Violet aumenta, o mundo de Finch começa a diminuir.

juntando os pedaços

Juntando os Pedaços – Jennifer Niven: Todo mundo acha que conhece Libby Strout, a garota que um dia foi chamada de a “Adolescente Mais Gorda da América”, mas ninguém quis saber mais do que o seu peso e descobrir quem ela realmente é: desde a morte de sua mãe, ela tem juntado os pedaços de sua vida privada, lidando com o coração partido de seu pai e com sua própria dor. Mas agora Libby está pronta para retomar sua vida, entrar num colégio novo, fazer novos amigos, continuar a viver. Então, ela conhece Jack Masselin, um garoto com prosopagnosia (doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas), numa brincadeira cruel envolvendo o peso de Libby e agora eles precisam passar o tempo juntos por conta do trabalho comunitário e sessões de aconselhamento grupal. Aos poucos, esta dupla improvável e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.

garotas de vidro

Garotas de Vidro – Laurie Halse AndersonLia e Cassie são melhores amigas há anos, garotas de vidro presas em uma competição mortal para saber quem consegue ser a mais magra. Um dia, Lia acorda uma manhã que com a notícia de que Cassie está morte, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Como se isto não fosse o suficiente, Lia se sente atormentada pela culpa que ela sente por conta de Cassie, que tentara falar com Lia para pedir ajuda antes. Em Garotas de Vidro, acompanhamos a luta de Lia, em sua dolorosa jornada para a recuperação, e suas tentativas de se segurar na coisa mais importante de todas: a esperança, mesmo com aquela voz que a atormenta sempre a lembrando de não exagerar e perder mais e mais peso.

as vantagens de ser invisível

As Vantagens de Ser Invisível – Stephen ChboskyEste livro reúne cartas do protagonista Charlie, um adolescente de quinze anos, para uma pessoa que não sabemos quem é. Ele conta suas histórias de primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas, The Rocky Horror Picture Show, a devastação da perda, amor… Suas cartas às vezes hilariantes, às vezes devastadoras, mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas. Sem saber se tentar viver sua própria vida ou correr dela, navegando nesta montanha-russa que é crescer.

Personagem trans/não-binário

Antes de irmos para as indicações, estou passando para avisar que no Dia da Visibilidade Trans, fizemos uma thread muito legal com recomendações de leituras de autores e personagens trans/não-binários no twitter. Vocês podem conferi-la aqui.

Sergio Y. Vai à América

Sergio Y. Vai à América – Alexandre Vidal PortoNarrado por um experiente e sofisticado psiquiatra, Sergio Y. vai à América conta a história do jovem Sergio Y., bem-nascido e aparentemente sem grandes dramas na sua ainda curta existência – embora se considere infeliz -, é um “paciente interessante”, como diz o narrador. Ele frequenta o consultório regularmente, até que um dia ele desaparece para sempre, abandonando o tratamento. A esse mistério se acrescenta outro, acachapante, que tira a aparente serenidade do psiquiatra e o faz incursionar em uma busca que tem tanto de detetivesca quanto de psicanalítica. Neste livro, Alexandre Vidal Porto constrói um romance que é uma investigação sobre os caminhos da sexualidade e uma intensa reflexão sobre aquilo que falamos ou deixamos de falar. Sobre a memória, a construção da identidade e os papéis que desempenhamos ao longo de nossas vidas.

A Arte de Ser Normal

A Arte de ser Normal – Lisa WilliamsonDavid Piper é um adolescente de 14 anos e um deslocado. Seus pais acham que ele é gay, ele sofre bullying  porque acham que ele é um esquisito. Apenas seus dois melhores amigos, Essie e Felix, sabem sobre o seu segredo: David quer ser uma garota.  Bom, a até a chegada de Leo Denton. E, apesar de muito diferentes e cada um guardando um segredo próprio, David e Leo iniciam uma profunda amizade, mas as coisas estão para ficar uma bagunça, porque na Eden Park School, segredos têm um hábito engraçado de não continuarem um segredo por muito tempo…
Capa George V2 MF

George – Alex Gino: Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar A Teia de Charlotte, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque… é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também.

mandy

Meu Nome É Amanda – Mandy Candy: Amanda pode ser a menina da porta ao lado. É bonita, inteligente, articulada e confiante. No entanto, nem sempre foi assim: quando encarava o espelho, Amanda simplesmente não se identificava com o que via. O motivo não era simples, Amanda nasceu homem. Seu corpo masculino não se ajustava à sua identidade feminina. Quando criança, a mãe perguntava o que ela gostaria de ser quando crescesse e ela respondia, “mulher”. Ao longo de sua juventude, Amanda buscou se ajustar ao que ela era de fato e ela não queria ser uma mulher, ela SEMPRE foi uma. Neste livro, Mandy conta sobre bullying na sua fase de transição e sua trajetória até se tornar uma das youtubers mais conhecidas da internet. Aliás, a Tassi já resenhou este livro!


Esta pessoa que vos escreve sente muito pelo o ligeiro atraso deste post, era para ter saído no meio da semana, mas acabei ficando sem tempo e depois ainda fiquei doente com a sinusite e as dores de cabeça. SINTO MUITO POR SER ASSIM.

*emo mode on*
*emo mode on*

O importante é que a lista com mais três categorias para o desafio Ler Além está aqui e estamos todos vivos (doente, maaas), né? HAHAHA!! Fiquem à vontade para indicar mais livros, e lembrem-se de usar a hashtag #LerAlem ao discutir e compartilhar suas leituras do desafio nas redes sociais também! <3

Até a próxima!!

Comentários

About Val

A Rainha do Contra e das Reclamações. Quando não está discordando ou reclamando da Vida, do Universo e Tudo o Mais, pensa em como sobreviver à uma invasão zumbi. Toma banhos iluminadores e protege o mundo das Temíveis Criaturas que Vivem em seu Quarto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top