TBR Book Jar – O que é isso?

"Tsundoku: (s.) o ato de deixar um livro sem ler depois de comprá-lo, tipicamente deixando-o empilhado junto com outros livros não lidos"
“Tsundoku: (s.) o ato de deixar um livro sem ler depois de comprá-lo, tipicamente deixando-o empilhado junto com outros livros não lidos”

Decidi semana passada que faria um TBR Book Jar depois de ter visto sobre a ideia em um site americano de resenhas literárias (não lembro qual foi, porque nunca lembro dessas coisas quando preciso) e, quase que na mesma hora, pensei comigo mesma, “por que não compartilhar a ideia com todas as pessoas que conheço e  até mesmo com quem não conheço?”. 

Não sei se tem muitos sites e blogs que divulgaram essa ideia, então já peço desculpas se eu estiver atrasada com a propagação da ideia. Sou um pouco perdida com essas coisas da internet, porque sou bem antissocial na internet e quase não entro em blogs (todo mundo sabe que só entro no NUPE porque escrevo aqui e ainda assim, mal entro D: Sou uma vergonha para mim, para meus amigos e para minha família. Daqui a pouco andarei na rua e vão cantar essa música para mim) e quando entro é para coisas bem específicas (menos o Smart Bitches, moro naquele blog e o tumblr e sites de notícias). Enfim,  de qualquer forma, decidi fazer esse post explicando o que é um TBR Book Jar e para que ele serve (melhor prevenir do que remediar, HAHAHA).

Juro que ele será muito útil e que esse post não será sobre uma das minhas costumeiras inutilidades inúteis, esse é útil DE VERDADE VERDADEIRA MESMO.

SEM ENGANAÇÕES. 

Dito isso, vamos ao que interessa!

O que é um TBR Book Jar? 

Sei que muita gente que frequenta o blog fala inglês e saber o significado desses termos para o português deve ter parecido meio inútil, mas vamos lembrar que uma parcela não fala a língua, por essa razão fiz uma pequena e rápida introdução de termos:

TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista Para Ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer, basicamente, Jarro de Livros Para Ler.

Enfim, agora que todos sabem o que LITERALMENTE  significa um TBR Book Jar, vamos para as partes mais legal dele: para que ele serve e como ele  funciona.

"O Jarro de livro"
“O Jarro de Livro”

Para que ele serve? 

A verdade é que ele tem um nome bem auto-explicativo para qual é o seu real objetivo, mas este mesmo nome não explica exatamente COMO é possível diminuir a sua pilha que a cada mês que passa, parece só aumentar (sei como é isso é completamente desesperador!). Acredito que 99,99% da pessoas como eu, adoram ler tenham uma estante em casa (ou no kindle) de livros que compram no calor do momento, mas por um motivo ou outro, tenham deixado esses livros para serem lidos depois. O problema é que com o passar do tempo, aqueles livros continuam ali e a pilha daqueles que estamos para ler magicamente se multiplica como dois coelhos no cio.

A multiplicação dos livros~~
A multiplicação dos livros~~

É aqui que entra o TBR Book Jar, porque ele serve para nos “forçar” a ler os livros que já estão acumulados em casa há bastante tempo para que essa pilha diminua para criar espaço para mais livros. Mas isso não quer dizer que você não possa comprar mais livros ou pegar livros emprestados nem nada disso (chegarei nessa parte mais para frente).

Pense no jarro como se ele fosse numa resolução de ano novo ou como se ele fosse uma meta que você estabeleceu para si com o intuito de diminuir a lista de livros que você já tem!

Como ele funciona? 

À princípio, você primeiro cria o seu recipiente que funcionará como seu jarrinho, depois você dá um sacudida nele, enfia a mão ou qualquer coisa lá dentro que possa tirar o papelzinho ou tira todas as tirinhas com nomes de livros a serem livros e sorteia o nome do livro que você lerá.

Bem simples, né?

OLIVE APROVA
OLIVE APROVA

A verdade é que o TBR Book Jar funciona de uma forma bem tranquila e as regras de como ele funcionará serão QUASE todas impostas pelo próprio dono. As únicas regras que são estipuladas pela brincadeira é que:

  • Não coloque livros que você GOSTARIA DE LER, MAS AINDA NÃO EXISTEM NA SUA ESTANTE (tipo, você tem que comprá-lo para poder ler);
  • Não coloque os livros dos amigos;
  • Livros com prazo de leitura não devem ser colocados;
  • Se você comprou mais livros, coloque o nome no jarro;
  • Se você sortear um livro, é este livro que você lerá (nada de trocar de tirinha até aparecer o que você quer ler, isso é trapaça!!), a menos que você sorteie um que você tenha lido. Daí você retira essa tirinha e pega uma nova.

As outras regras são adicionadas de acordo com a sua necessidade.

Nas minhas regras, decidi sortear um livro do TBR Book Jar até duas vezes por semana, mas isso dependerá de como andará a minha vida, quero ter sorteado pelo menos uma vez por mês. Parece pouco, mas apesar da ideia do TBR Book Jar ser genial, sei o quanto é fácil um hobby acabar se transformando em uma obrigação e o quanto é chato ler um livro quando você simplesmente não está no clima para aquele tipo de leitura. Então, ao estabelecer o quanto você quer ler do “jarro”, não se esqueça de considerar tudo isso.

Ah, e uma meta que coloquei nos livros que sortearei do TBR Book Jar é que escolherei um (ou mais) deles no final do mês para resenhar para o NUPE, para eu tentar manter alguma frequência de postagens. Estou comentando isso porque, caso alguém que escreva em blogs tenha dificuldades assim, pode ser que estabelecer uma rotina dessas ajude? Mas não tenho certeza? =P

Como fazer um TBR Book Jar? 

"Faça o seu próprio TBR Book Jar"
“Faça o seu próprio TBR Book Jar”

Vamos por passos:

1°) Faça uma lista dos livros na sua estante que não foram lidos: só não se esqueça que tem que ser seguindo aquelas regrinhas obrigatórias, viu?

2°) Corte esta lista em tirinhas: o importante é que estas tirinhas possam ser dobradas escondendo o nome dos livros, então você pode dobrar de qualquer forma! A graça é que você pode escrever os nomes de formas enfeitadas e cortar essas tirinhas em papéis coloridos para ficar mais bonitinho dentro do recipiente que você vai usar. Como não tenho papéis coloridos ou com designes bonitos, peguei o velho A4 e escrevi os nomes com canetas coloridas, dobrei e guardei no meu potinho. Eu queria ter pintado o papel com giz de cera, mas a minha mãe doou os meus gizes de cera sem me falar nada…

3°) Arranje um recipiente que funcionará como um jarro: Pode ser um jarro mesmo (transparente ou não) ou um pote de sorvete (vazio, óbvio) ou uma caneca ou uma caixinha (eu, por exemplo, peguei um potinho de alumínio do Sonho de Valsa), a única coisa necessária é que todas as tirinhas caibam. Muita gente usa o TBR Book Jar como um enfeite no quarto ou na estante ou na sala, então o negócio é você saber se ele será apenas funcional ou será ele também será útil e com estilo.

4°) Coloque as tirinhas no recipiente: o melhor é que o seu “jarro” nem precisa ser tampado.

5°) Siga suas regras: mas sem trapacear, hein?? A única pessoa que você engana fazendo isso é você mesma!

6°) Divirta-se!

Para vocês se inspirarem, além de ter usado aquelas duas imagens para o post, separei mais algumas de TBR Book Jars para quando vocês fizerem as suas próprias (ou não XD):

Olha essa que colorida e com aquele potinho super fofo de Frappuccino do Starbucks <3
Olha essa que colorida e com aquele potinho super fofo de Frappuccino do Starbucks <3
Jarrinho com papéis super coloridos~~~
Jarrinho com papéis super coloridos~~~
MEU SONHO É TER ESSA CANECA DE HARRY POTTER E FAZER UM TBR BOOK JAR COM ELA (e outra para beber todas as bebidas do mundo)!!!!
MEU SONHO É TER ESSA CANECA DE HARRY POTTER E FAZER UM TBR BOOK JAR COM ELA (e outra para beber todas as bebidas do mundo)!!!!
GLITTER!!!! <3 <3 <3
GLITTER!!!!

E sabem a imagem do “Como fazer um TBR Book Jar?”?

Ele veio de um vídeo, em inglês, muito legal da Rincey Reads (descobri o vídeo depois da imagem, mas mesmo assim!!). Ela meio que fala como ela fez o jarrinho dela e que ela não considerou alguns problemas técnicos, como não caber a mão dela e sortear uma continuação. Eu mesma não tinha pensado nisso, então farei como ela e sugiro o mesmo para você! Se uma continuação for sorteada e você nunca leu o anterior, vá para o primeiro da série que você não leu, devolva aquele papelzinho para o jarro e conte como se aquele livro que você leu, foi o sorteado.

Não acho que seja trapaça, mas este caso varia para cada um.

Se você sentir que isso é trapacear, coloque apenas o nome dos primeiros livros de séries que você não leu! 

Espero que tenham gostado do post e, mais uma vez, divirtam-se com o seu TBR Book Jar! 🙂

Comentários
Val

A Rainha do Contra e das Reclamações. Quando não está discordando ou reclamando da Vida, do Universo e Tudo o Mais, pensa em como sobreviver à uma invasão zumbi. Toma banhos iluminadores e protege o mundo das Temíveis Criaturas que Vivem em seu Quarto.

  • Renata Chames

    A ideia é ÓTIMA, val. Pena que eu roubaria muito! HAHAHA Tenho o sério problema de ler livro conforme a vibe do momento. Fantasia, nacional, suspense, distopia, romance... tudo depende da vibe UHAHUAHUAHU.. Eu tenho até procurado outras ideias pra fazer uma jar dessas, porque é tão lindo pra decoração!!!

  • Isabella

    Eu já conhecia a ideia, Val, e já tô até tentando fazer hahaha A única regra que eu achei meio estranha foi essa de não colocar os livros que você gostaria de ler, porque todos que estão na minha estante eu quero ler, só que sempre fico em dúvida e não sei qual escolher, sendo assim a TBR JAR tá servindo mais pra eu parar de vez com essas frescuras. Já sorteei o primeiro livro e tô lendo já, gostei dessa ideia genial meeesmo. Só falta agora eu arrumar uma jarra mais bonitinha, pra me dar mais ânimo pra fazer essas leituras. E espero que com isso você escreva mais no NUPE mesmo, porque adoro seus posts hahaha Beijos! Isa.

  • Val

    Ai, Renata, tenho esses mesmos problemas de vibe do momento, mas eu vi que se eu deixar, minha estante só vai aumentar e vai ficar ainda mais acumulada, aí decidi adotar a ideia! É só a primeira semana e o primeiro livro, mas está funcionando haha! Siiiim! Fazer uma jar assim é ótimo e lindo ♡ Minha sugestão é fazer várias jars e separar por estilos, sabe? Aí se você quiser romance, vai na jar de romance, se quiser distopia, vai na jar de distopia e assim vai~~ Ou Se você quiser se mais econômica, você pode fazer assim: decidir que está na vibe de alguma coisa e o primeiro livro daquele estilo que você tirar, será o que você lerá? O que acha? :)

  • Val

    Hahaha, acho que eu deveria ter explicado melhor aquela regra, Isabella =P Depois vou lá e arrumo! Quando coloquei aquela regra era para falar dos livros que você tem em casa e que você gostaria de ler, mas ainda não leu ainda por motivos, e não dos livros que você gostaria ler, mas não tem eles em casa e precisa comprá-los para ler, sabe? :) Ai, que lindo saber que o seu jar está ajudando com pelo menos alguma coisa, hehe! Também tenho frescura assim! Na verdade fico chocada com as minhas frescuras e como eu ainda consigo ler tanto livro mesml assim XD Obrigada, Isabella <3 Também espero animar de verdade para escrever mais posts para você e todo mundo ~~

  • Juliana Ongari da Silva

    Nossa que ideia ótima, tenho cerca de mais de 200 livros pra ler fora os que estão no kindle (sou completamente bookaholic) e já tem uns que eu comprei a mais de 5 anos e ainda não li @__________@ então achei realmente uma ideia perfeita, mto obrigada pelo post Creio que eu irei fazer a minha com um pote de pipoca xD

  • Mariana Cestari

    Adorei a ideia, de verdade. Já até fiz o meu. Fiquei assustada com o número de livros que acumulei, mas se não tomasse uma atitude, acaberia com mais livros on hold que livros lidos .-. Beijos de luz~

  • vanessa

    Já fiz o meu! \o/ http://efemerizar.blogspot.com.br/2014/04/tbr-book-jar.html

  • Jully Guedes

    Eu acho ótima a ideia, mas não sei se eu vou realmente fazer. Pq eu gosto de abrir a minha estante e de escolher o livro de acordo com minha vontade de ler.

  • Val

    Juliana, somos duas bookaholics, então! =PPP Coloquei os livros do kindle e da estante mesmo e já deu mais de 200 livros... E pior que sempre tem livro em promo na Amazon. É desesperador! E que bom que a ideia vai ajudar você a diminuir seus livros para ler e te deu uma utilidade para seu porte de pipoca hehehehe <3

  • Val

    Mariana, foi basicamente pelo mesmo motivo que fiz a minha TBR Jar. Se eu não começasse a me obrigar a ler, só teria mais e mais e mais livros acumulando e ficaria mais desesperada para ler e me sentindo culpada de comprar outros livros =/

  • Val

    Poxa, Vanessa, nem consigo ver, mas tenho certeza que deve ter ficado super lindinho!! :3 Espero que ele te ajude com a estante~~

  • Val

    Jully, também escolho a maioria dos meus livros de acordo com a vontade de ler. Dificilmente alguma ficção porque estou sendo obrigada ou algo assim, mas depois de ver a quantidade de livros que tenho na estante sem ler, decidi me criar o humor de "estou a fim de um livro do TBR Jar". Por enquanto está funcionando =P Mas sei que não dá para todo mundo fazer mesmo =/ Mas se você ainda quiser MUITO fazer, mas o humor estiver te atrapalhando, você pode fazer várias TBR Jars e dividir por gênero, tipo, uma para romance, uma para ficção científica, uma para YA, uma para distopia e assim vai =P

  • vanessa

    Tranquei o blog, mas aqui tem uma foto ~> https://twitter.com/vanessaparalela/status/462719870090481664 Tô adorando ele!

  • Polie

    Que ideia incrível! Vi as meninas comentando em um grupo do facebook e achei isso muito bom! Só preciso tomar vergonha na cara para fazer isso. D: <3

  • Driih

    Eu realmente adorei a ideia! Vou correndo fazer o meu TBR Book Jar *-*

  • Sonia Regina Rocha Rodrigues

    Idéia gozada. Comigo não daria certo, eu leio os livros todos que chegam em casa antes de eles terem tempo de esquentar a estante...

  • Evelyn Martins

    Adorei a ideia e já copiei. Fiz minha TBR hoje e vou postar depois no meu blog as fotos. Precisamos espalhar essa ideia!

  • Rai Louven

    Aii eu amei a ideia!!! Eu tinha visto no blog da Pam Gonçalves vídeos sobre a TBR ela e não sabia o que era, aí achei a explicação aqui no NUPE! Amei o post e já até montei a minha!!! Consegui arranjar em casa um potinho super fofoo!

  • dana

    Preciso comentar aqui só pra dizer algo muito importante: melhor foto de perfil.

  • Bru Pantoja

    Oii, amei essa ideia, de verdade! Uma boa solução para o problema das séries é por somente o nome da série, assim, se cair você saberá que tem de ler a série toda para que a aquele papelzinho possa ser eliminado, espero ter ajudado, beijos! =)

  • Juliana lira

    Achei tudo isso bom demais! Muito legal e já vou começar a me organizar p colocar em pratica em 2016, afinal me parece com a pessoa da postagem.... Kkkk

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *