Semana Esther: Instituições pelo Brasil, como ajudar?

selo_SemanaEsther (1)

Ao longo dessa semana especial sobre a Esther, vocês viram posts sobre o que ela acreditava, o que é o câncer, suas maneiras de tratamento e uma história mais perto da nossa realidade (porque o câncer pode acontecer com qualquer um ao nosso redor). Para finalizar, toda a equipe do NUPE achou melhor que esse último post fosse sobre como ajudar crianças e adolescentes aqui do Brasil, seja financeiramente quanto com qualquer outro jeito.

  • GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (São Paulo/SP)

“É uma instituição sem fins lucrativos, criada para garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida. O hospital do GRAACC realiza cerca de 3.000 anualmente, entre sessões de quimioterapia, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes de medula óssea e outros. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o GRAACC atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa”.

O GRAACC foi criado em 1991 e desde 1998 possui um hospital que é considerado centro de referência no Brasil. Além do hospital, o GRAACC também ajuda os pacientes e familiares de outras cidades/estados com casas de apoio. Você pode ajudar o GRAACC pelo site, lá você tem várias opções, incluindo como fazer trabalho voluntário!

  • Casa Hope (São Paulo/SP)

“A Casa Hope, uma instituição 100% filantrópica fundada por Cláudia Bonfiglioli e Patrícia Thompson, oferece apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes portadores de câncer, transplantados de medula óssea, fígado e rins juntamente com seus acompanhantes, de baixa renda, procedentes de todo o Brasil.

A entidade oferece serviços de moradia, alimentação balanceada e acompanhamento nutricional, medicamentos, vestuário, transporte para hospitais, aeroportos, rodoviárias, serviço social, assistência psicológica, terapia ocupacional, escolarização, recreação dirigida, cursos de capacitação profissional, passeios culturais e recreativos e festas comemorativas, entre outros, durante o período de tratamento nos hospitais onde são assistidos”.

Para ajudar a Casa Hope, você pode fazer doações em dinheiro ou adotar um leito (esse já é um valor alto e mensal, pois inclui todas as despesas de um quarto completo). As doações podem ser únicas ou mensais e todas as instruções estão no site deles. Eles também tem um bazar permanente, onde vocês podem doar e/ou comprar roupas, brinquedos ou qualquer outro item que você queira!

  • Abrace (Brasília/DF)

“O trabalho da Abrace é oferecer assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue, com dificuldades socioeconômicas, promovendo assim qualidade de vida e colaborando para a promoção de condições ideais de tratamento.

A instituição oferece subsídios necessários como, instalações adequadas na Casa de Apoio para crianças que não residem no DF e pequenas reformas na casa das que moram na cidade, mas vivem em condições precárias que colocam em risco a saúde do paciente. A instituição fornece ainda alimentação, medicamentos, transporte, assistência odontológica e palestras sobre a doença”.

Desde 2011 a instituição conta com o Hospital da Criança de Brasília José Alencar-HCB. Para ajudar, é possível doar dinheiro, roupas, brinquedos, alimentos, materiais de limpeza e outros.  O trabalho voluntário e feito em 4 horas semanais, após passar por 3 etapas de seleção.

  • AACC – Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (Campo Grande/MS e Cuiabá/MT)

                      

Falando da minha região agora, a AACC é uma instituição que eu conheço desde criança (ela foi fundada em 1998) e é uma das instituições que minha família ajuda de vez em quando. Aqui em Campo Grande, ela tem uma casa de apoio que acolhe os pacientes e seus familiares durante o tratamento e também ajudou na criação do CETOHI (Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil) no Hospital Regional do estado.

Para ajudar a do Mato Grosso do Sul é possível fazer doações pelo site, em dinheiro, em roupas, brinquedos, alimentos e outros. Para ser voluntário é preciso passar por um treinamento que acontece em dois dias, num sábado e domingo (sempre em nos finais de semana que eu não posso #frustrada). Eles também tem a cozinha de produção onde é possível encomendar bolos, tortas e outras comidas, um salão de beleza e o bazar permanente.

Para ajudar a do Mato Grosso você pode doar pelo site e/ou ser voluntário!

  • McDia Feliz (Brasil)

O McDia Feliz acontece todo ano (geralmente no fim de semana dos dias 24/25/26 de agosto) e é oferecido pelo Mc Donald’s. Em cada cidade uma instituição diferente é atendida e todo o dinheiro arrecadado com a venda de Big Mac vai para essas instituições escolhidas. A campanha já arrecadou mais de R$130 milhões em 20 cidades brasileiras. Em 2007, junto com o GRAACC, o McDonald’s fundou em São Paulo a Casa Ronald McDonald, que acolhe 30 famílias, que estão fazendo tratamento no hospital do GRAACC e que são de outras cidades/estados. E não sei vocês, mas acho MUITO legal ajudar crianças com câncer enquanto como um Big Mac!

  • Outros hospitais/instituições

Vocês também podem ajudar a instituições das suas cidades e também os hospitais, todos precisam de qualquer e toda ajuda possível. No site do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), vocês encontram vários programas nacionais e mais informações sobre o que é o câncer, como tratar e as estatísticas no Brasil.

  • Doação de cabelo

Lembram do #HairForHazel? Aqui no Brasil quem tem cabelo comprido também pode doar! Eu doei o meu em 2012 para a Rede Feminina do Hospital do Câncer aqui da cidade, mas desde então, vários outros lugares começaram a aceitar. Se você se interessar, é só procurar no hospital do câncer local ou se não tiver nenhum lugar ai, você pode enviar pelos correios para algum outro lugar que aceite. No facebook agora tem páginas dando informações sobre e que aceitam os cabelos pelos correios:

 

Sei que o post ficou grande e que fala a mesma coisa repetidas vezes, mas espero que vocês tenham visto que não é preciso ter rios de dinheiro para ajudar e que qualquer contribuição ajuda MUITA gente. Portanto, que tal colocar seu lado nerdfighter em ação e melhorar o mundo?

timeisnow
A hora é agora.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *