Detona-Ralph-01

É um filme da Disney. Embora o estúdio tenha dado lá suas escorregadas (como em Nem Que a Vaca Tussa), são raros os filmes que não são maravilhosos. Detona Ralph não chega a ser impecável, mas é muito, muito bom.

A história gira em de Ralph, o vilão do jogo de fliperama Conserta Felix Jr. O trabalho dele é basicamente quebrar as coisas, para o protagonista Felix Jr. consertá-las. Apesar de Ralph ser muito bom no que faz, ninguém lhe dá reconhecimento. Ele tem que dormir no lixão e nunca é convidado para as festas. Então, para provar o seu valor, ele vai em busca de uma medalha de herói.

Não é uma história complexa, e os personagens são bem parecidos com os de outra s animações famosas.  Mas, apesar do enredo simples, Detona Ralph é melhor que muito filme “de adulto” por aí. Para um filme que poderia ter se sustentado apenas com referências a jogos famosos, Detona Ralph tem um ótimo roteiro.

tumblr_mdcsqw4JLK1rnfjc5o1_500_large Não é um filme do Zangief, um filme do Mario, ou um filme do Q*Bert, como poderia ter sido. Esses personagens aparecem, mas não roubam a cena.
Nada no filme ficou forçado, desde as piadas até o romance entre dois dos protagonistas. É mais um daqueles filmes que agrada adultos e crianças igualmente. Não subestima a inteligência de ninguém, e sabe fazer emocionar com pouco. Traz algumas semelhanças com Toy Story, é verdade, mas Detona Ralph tem brilho próprio. O personagem que mais me conquistou foi o Felix Jr. Em filmes em que o “vilão” é o mocinho, é comum que os papéis sejam invertidos, ou seja, o herói acaba no papel de malvado. Isso não acontece aqui. Embora Felix seja omisso com o amigo Ralph, ele não é cruel ou se acha melhor por se o protagonista. Ele é bastante ingênuo, e tem dificuldade de fugir do que esperam dele. Resumindo: ele é adorável. E ele é a cara do Mario!

E falando no visual dos personagens, o trabalho que o diretor fez para integrar a linguagem dos videogames com da animação ficou FANTÁSTICO. Os três jogos que servem de cenário para o filme ficaram bem distintos entre si e muito parecidos com os da vida real. O jogo Hero’s Duty, que é lar da Sargento Calhoun, ficou igual a jogos FPS no estilo Halo. Sem tumblr_mcw86rIPrb1r6ts5so1_500_largefalar que o visual dela ficou bem parecido com o da Comandante Shepard de Mass Effect. Aliás, eu fiquei feliz de não ter sido a única que pensou nisso, porque existem várias fanarts comparando as duas por aí.

Meu maior problema com o filme foi a dublagem. Eu vi dublado, porque eu não tenho muitos problemas em ver animação assim.  Só que, ao invés de dubladores profissionais, o filme tem “celebridades” fazendo as vozes dos personagens principais. E o pior que alguns nem são ATORES, são apresentadores de TV! Apresentador de TV não é ator! Pra dublar um filme, você precisa saber o atuar, porque senão o personagem não fica convincente. Fica sem emoção, como aconteceu com o Flynn Rider do Luciano Huck.

De verdade, quem achou que seria uma boa ideia colocar a Marimoon para dublar uma protagonista da Disney? Ela nunca fez uma novela sequer na vida, é óbvio que a performance dela ia deixar a desejar. Se a voz dela já é irritante no Acesso MTV, imagina ela fazendo uma criança? Eu não me irritei tanto com o Rafael Cortez como o Felix Jr, mas ainda assim poderia ter sido melhor.

Nos EUA também é comum substituir dubladores por “famosos”, mas pelo menos são atores consagrados. Como por exemplo, o Matthew Broderick no papel de Simba, em Rei Leão. No próprio Detona Ralph, quem faz a Sargento Calhoun original é a Jane Lynch, a treinadora Sue de Glee. Eu não gosto muito disso, porque eu acho que tira o reconhecimento do dublador. Mas dá para engolir um ator substituindo um dublador. É uma tentativa de atrair o público adulto para a sala de cinema.

Antes que vocês se assustem: não, a dublagem não ficou tão ruim quanto a de Enrolados. Dá para assistir o filme sem se importar muito, e aproveitar todas os seus pontos altos. No final, Detona Ralph é uma homenagem singela aos jogos arcade, com toda a magia Disney que nós conhecemos bem. Mas se vocês tiverem oportunidade, assistam legendado.

Classificação: quatro estrelas e meia.