Detona, Ralph!

Detona-Ralph-01

É um filme da Disney. Embora o estúdio tenha dado lá suas escorregadas (como em Nem Que a Vaca Tussa), são raros os filmes que não são maravilhosos. Detona Ralph não chega a ser impecável, mas é muito, muito bom.

A história gira em de Ralph, o vilão do jogo de fliperama Conserta Felix Jr. O trabalho dele é basicamente quebrar as coisas, para o protagonista Felix Jr. consertá-las. Apesar de Ralph ser muito bom no que faz, ninguém lhe dá reconhecimento. Ele tem que dormir no lixão e nunca é convidado para as festas. Então, para provar o seu valor, ele vai em busca de uma medalha de herói.

Não é uma história complexa, e os personagens são bem parecidos com os de outra s animações famosas.  Mas, apesar do enredo simples, Detona Ralph é melhor que muito filme “de adulto” por aí. Para um filme que poderia ter se sustentado apenas com referências a jogos famosos, Detona Ralph tem um ótimo roteiro.

tumblr_mdcsqw4JLK1rnfjc5o1_500_large Não é um filme do Zangief, um filme do Mario, ou um filme do Q*Bert, como poderia ter sido. Esses personagens aparecem, mas não roubam a cena.
Nada no filme ficou forçado, desde as piadas até o romance entre dois dos protagonistas. É mais um daqueles filmes que agrada adultos e crianças igualmente. Não subestima a inteligência de ninguém, e sabe fazer emocionar com pouco. Traz algumas semelhanças com Toy Story, é verdade, mas Detona Ralph tem brilho próprio. O personagem que mais me conquistou foi o Felix Jr. Em filmes em que o “vilão” é o mocinho, é comum que os papéis sejam invertidos, ou seja, o herói acaba no papel de malvado. Isso não acontece aqui. Embora Felix seja omisso com o amigo Ralph, ele não é cruel ou se acha melhor por se o protagonista. Ele é bastante ingênuo, e tem dificuldade de fugir do que esperam dele. Resumindo: ele é adorável. E ele é a cara do Mario!

E falando no visual dos personagens, o trabalho que o diretor fez para integrar a linguagem dos videogames com da animação ficou FANTÁSTICO. Os três jogos que servem de cenário para o filme ficaram bem distintos entre si e muito parecidos com os da vida real. O jogo Hero’s Duty, que é lar da Sargento Calhoun, ficou igual a jogos FPS no estilo Halo. Sem tumblr_mcw86rIPrb1r6ts5so1_500_largefalar que o visual dela ficou bem parecido com o da Comandante Shepard de Mass Effect. Aliás, eu fiquei feliz de não ter sido a única que pensou nisso, porque existem várias fanarts comparando as duas por aí.

Meu maior problema com o filme foi a dublagem. Eu vi dublado, porque eu não tenho muitos problemas em ver animação assim.  Só que, ao invés de dubladores profissionais, o filme tem “celebridades” fazendo as vozes dos personagens principais. E o pior que alguns nem são ATORES, são apresentadores de TV! Apresentador de TV não é ator! Pra dublar um filme, você precisa saber o atuar, porque senão o personagem não fica convincente. Fica sem emoção, como aconteceu com o Flynn Rider do Luciano Huck.

De verdade, quem achou que seria uma boa ideia colocar a Marimoon para dublar uma protagonista da Disney? Ela nunca fez uma novela sequer na vida, é óbvio que a performance dela ia deixar a desejar. Se a voz dela já é irritante no Acesso MTV, imagina ela fazendo uma criança? Eu não me irritei tanto com o Rafael Cortez como o Felix Jr, mas ainda assim poderia ter sido melhor.

Nos EUA também é comum substituir dubladores por “famosos”, mas pelo menos são atores consagrados. Como por exemplo, o Matthew Broderick no papel de Simba, em Rei Leão. No próprio Detona Ralph, quem faz a Sargento Calhoun original é a Jane Lynch, a treinadora Sue de Glee. Eu não gosto muito disso, porque eu acho que tira o reconhecimento do dublador. Mas dá para engolir um ator substituindo um dublador. É uma tentativa de atrair o público adulto para a sala de cinema.

Antes que vocês se assustem: não, a dublagem não ficou tão ruim quanto a de Enrolados. Dá para assistir o filme sem se importar muito, e aproveitar todas os seus pontos altos. No final, Detona Ralph é uma homenagem singela aos jogos arcade, com toda a magia Disney que nós conhecemos bem. Mas se vocês tiverem oportunidade, assistam legendado.

Classificação: quatro estrelas e meia.

Comentários

5 comentários sobre “Detona, Ralph!

  1. Eu cheguei a marcar esse filme como “não quero ver” depois de ter visto o trailer duas vezes e achado blergh, mas acabei indo ao cinema pra levar minha prima. E me surpreendi porque, no final das contas, é bem legal mesmo. Dentre as últimas animações, achei uma das mais voltadas realmente pro público infantil. Mesmo com essa coisa de fliperama, jogos antigos…

    E bem, eu sempre prefiro assistir filmes com legendas, mas não achei a dublagem desse tão ruim. E a menina é tão INSUPORTÁVEL que acho que a voz foi só pra coroar o personagem. (Enrolados, eu vi só um trechinho e ri pela eternidade do Huck. Não teria coragem de ver tudo.)

    E é uma gracinha o curta que tem no começo do filme. <3

  2. eu achei esse filme bem mal editado
    diversas vezes eles cortam o fim das falas da Bug, principalmente nas partes comicas, não dá tempo de achar graça porque já começa outra cena, mas tirando isso, achei a ideia genial.

  3. Fui ver Detona Ralph quinta-feira e me surpreendi bastante, visto que esperava apenas um filme ok. Achei o enredo bem legal, os personagens engraçados e as “pontas” da história muito bem encaixadas no final. Mas o mais legal de tudo foi como eles incorporaram o mundo dos games ali dentro. Achei demais! Principalmente o visual pixelado do cenário, o modo como os personagens se moviam, e até o próprio funcionamento da estação central (nem lembro se é assim o nome, já esqueci. Me julguem). Os elementos do Jogo Sugar Rush também ficaram ótimos, desde os cenários até as pistas e outros elementos característicos em jogos de corrida. Talvez isso tudo tenha ficado meio desconexo pros adultos que não estão acostumados com esse mundo (principalmente por termos como “bug”), mas eu já esperava isso por causa da proposta do filme.

    Quanto a MariMoon dublando a Venellope… Olha, eu também não gostei. Achei a interpretação forçada em alguns momentos, em outros eu nem entendia o que ela falava por causa da voz que ela tava fazendo. Achei que tirou boa parte do brilho da personagem. Mas devo concordar que não ficou tão ruim quanto Enrolados, AUHAUAH.

    Bom, Detona Ralph é um filme bem digno da Disney mesmo. É ótimo e acho que a maioria das pessoas que assistirem vão gostar. Super valeu o ingresso.

  4. Eu achei que a dublagem foi uma DOLOROSA facada no meu entusiasmo para o filme, e eu tive que me controlar para não deixar isso estragar tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *