NaNoWriMo – Um FAQ

OLÁ PESSOAS DO BLOG!

Começou novamente aquela época do ano louca em que as pessoas começam a participar do NaNoWriMo. Esse é o terceiro ano que vou participar e sempre faço posts aqui, na tag NaNoWriMo. Só que dessa vez, vai ser diferente. O NaNoWriMo acontece em Novembro e vou participar dele do mesmo jeito, só que também vou participar do Camp NaNoWriMo.

Ficou confuso? NÃO TEMAI. O objetivo desse post é esclarecer o que diabos é NaNoWriMo, Camp NaNoWriMo, como funciona e como participar. Eu chamei de FAQ, mas só a Pam do Garota It e o Sam do Garoto Leitor perguntaram, as outras perguntas foram feitas… por mim (Menos a última, que foi feita E respondida pela Taissa).

NaNoWriMo? O que é isso? 

O NaNoWriMo (Ou MeNacEscLiv, como o Kirk muito bem traduziu) é o National Novel Writing Month (ou MÊs NACional de ESCrever um LIVro), organizado pelo sindicato de escritores dos Estados Unidos (volto a perguntar: é um sindicato mesmo?). Consiste em escrever um romance de 50000 palavras durante o mês de novembro, totalizando 1666 palavras por dia.

Mas se acontece em novembro, por que você está falando disso agora, em Agosto?

Bem, o negócio é tão popular que eles fazem outras edições ao longo do ano. Agora, nas férias, é vez do Camp NaNoWriMo. Ele acontece em Junho e em Agosto, separadamente. O de Junho já acabou, mas ontem começou o de Agosto! E, como eu sou meio doida, decidi participar dele. A vantagem é que como Agosto tem 31 dias, são menos palavras para escrever por dia.

Ok, fale mais sobre esse Camp NaNoWriMo.  É igual ao de novembro, só que em agosto? Ou tem alguma coisa diferente?

Bem, a diferença fundamental do Camp e do NaNo normal é que no Camp, você é alocado numa “cabine”. Nessa cabine, você e até quatro outras pessoas podem trocar mensagens e se ajudar durante a jornada. No NaNo normal, você só pode recorrer aos foruns e aos grupos informais (eu participo de um com outras pessoas, tipo a Giu, a Iris e a Gabi).

Essa parte não tenho certeza, mas acho que no Camp não tem os pep talks com autoresfamosos. Os Pep talks são conversas de autor para autor, com dicas e confissões. Toda vez que tenho vontade de jogar meus textos pela janela e me esconder embaixo da cama, lembro do texto do Neil Gaiman falando que ele SEMPRE tem esse problema e me sinto mais calma.

Jura que o NEIL GAIMAN tem isso também?

No mais, é tudo igual. São 50k palavras do mesmo jeito, para serem feitas durante o mês, de uma história que você (teoricamente) inicia no dia primeiro do mês.

Como participar disso? Precisa se cadastrar?

Bem, para participar basta escrever. Só que o site da ação tem várias ferramentas para te ajudar a ter controle de quantas palavras você escreveu por dia e quanto falta para atingir a meta. Além disso, se você atingir a meta e enviar o arquivo, ganha uma medalinha de participante que terminou o desafio! Como o cadastro é eterno, você sempre terá a medalinha lá para provar para si mesmo que conseguiu.

Tem que ser escrever em inglês para participar?

Não! Eles não conferem o idioma e sim o número de palavras. Sempre participo escrevendo em português sem problemas. 🙂

 É uma competição? Eu ganho algum prêmio no final se conseguir terminar?

Não é uma competição. É uma forma de ganhar disciplina. A única dica que todos os autores dão é que para escrever bem, você tem que escrever. É meio idiota e óbvia, mas se você não começar, nunca vai dar certo. O legal do NaNoWriMo é que como você escreve na loucura, não tem tempo de ficar “AIII, ISSO É UMA DROGA”. Você se foca no resultado final (chegar nas 50k palavras) e acaba perdendo algumas neuras.

Satisfação pessoal!!! CHEGAR NO TOPO!!! VOU VENCER!!

Mas quero fazer a observação de que nenhuma história escrita nesse esquema está pronta para ser publicada quando termina. O NaNoWriMo é um treino, uma forma de você explorar história, enredo e personagens. Para quem é iniciante, é bom para entender o próprio funcionamento na escrita. Tem gente que não gosta da pressão do NaNo, mas eu descobri que só funciono assim. Recentemente terminei de escrever o livro que comecei no NaNoWriMo do ano passado. Fiz metade dele durante novembro e a outra metade ao longo dos outros quatro meses. Desde Maio estou revisando ele extensamente exatamente por esse motivo. Meus planos são para fazer a continuação dessa história no próximo mês de Novembro, durante o NaNoWriMo. Vamos ver o que acontece até lá.

Nervoso, empolgado, e com medo de não conseguir escrever nada, como faz? 

Bem, a ideia é você tentar, né. O máximo que pode acontecer se você começar é não terminar. Mas se você não começar, aí com certeza você não vai terminar. RESPIRE FUNDO E ESCREVA. Não se preocupe agora se está bom ou ruim, só coloque a história para fora. Como eu disse, é um exercício. Não comece com a pretensão de escrever um best seller, comece com a pretensão de escrever.

Mas o que acontece se a gente não cumprir a meta?

VERGONHA, VERGONHA PRA TODA A FAMÍLIA! VERGONHA PRA TU, VERGONHA PRA TUA VACA! (oferecimento da Taissa.)

HAHAHA, brincadeira. Eu nunca cheguei na meta nesses dois anos em que participei. É assim mesmo, acontece. Isso tudo é uma brincadeira e um treino, se você ver que não vai dar, não fique louco/paranoico/tentando se jogar da janela. Só tem graça enquanto é divertido.

Enfim, foram essas perguntas que consegui pensar. Se tiverem mais dúvidas, eu responderei nos comentários. VEM, GENTE! Vamos escrever juntos!!

Ah, para dar apoio moral durante essa jornada, sigam o twitter da Irmandade Sem Letras! É um projeto que comecei em Abril, como um grupo de apoio para escritores amadores ou não, mas desde então não tive tempo de arrumar os detalhes (site, comunidade, etc). Vou ver se nesse segundo semestre organizo tudo!! Por enquanto, estarei atenta lá para responder as dúvidas e nos apoiarmos mutuamente nessa jornada.

Comentários
Bell

Codinome de Bárbara Morais, autora da Trilogia Anômalos. A quantidade de ideias que tem é inversamente proporcional ao seu tempo para fazê-las. Gosta de números tanto quanto gosta de letras - e jura solenemente não fazer nada de bom (enquanto estiver nesse blog).

  • Ana Caroline

    Bel! Adorei o FAQ!! Eu ja estava querendo participar mesmo, vai que der certo para mim?! Mas, vou precisar de muita ajuda ahaha Beijo!

  • Miriam, Booker Queen!

    Bell, eu não deixei perguntas porque o máximo que sairia é: wteff é NaNoWriMo? E aí o post explicou bem. Eu tenho essa coisa de começar uma coisa e não terminar. Por isso não me vejo entrando nesse projeto... Vai chegar no fim do período e eu ficarei frustrada. ._. Se eu ao menos tivesse uma ideia pra começar... (acho que isso dá uma pergunta: sobre o que eu escrevo? De onde tirar inspiração? Vale fanfic?) O post é um oferecimento da Mulan! <3

  • Ana Flávia

    Achei legal isso de no Camp você ter um grupo que te apoia. A primeira vez que ouvi falar de NaNoWriMo foi em 2009, eu acho, sempre quis participar, mas sempre fiquei naquela de "Blé, não vou conseguir mesmo ..." Acho que esse ano vou participar do de novembro. Tenho tido idéias malucas. Pode ser produtivo :D

  • Bell

    Ahaha, estamos aqui para sofrer JUNTAAAS! :P Qualquer coisa, é só gritar. Hoje é o segundo dia, então dá para começar s2

  • Giu Fernandes

    Eu fiz em Julho e, apesar de não ser a data oficial, o objetivo é escrever 50k em um mês, não importa o mês! Como a Bell disse, é mais para adquirir disciplina! Então, dica: se vc não pode em Junho, Agosto ou Novembro, faça no mês que vc tiver mais tempo livre! :D (Mas não deixe de tentar, é claro!!!)

  • Bell

    Oii, Miriam! Bem, eu também nunca tinha terminado nada até terminar a última coisa que escrevi. E terminei porque continuei trabalhando no ritmo do NaNoWriMo, mesmo depois que o período terminou! Acho que é muito bom para você ter disciplina. Tenta :) E, segundo o faq do NaNo, vale fanfic sim. Tem que ser ficção, é a única regra pétrea. s2 Que bom que você percebeu, ahahaha.

  • Gabi Graciosa

    É NÓS NA LOUCURA. ISSO AÍ! Segura nossas mãos e #sejoga! HAHAHHAHAH brincadeiras a parte... Ai, Bel! To com medo! Comecei uma história nova. É a quinta, mas eu conversei bastante com a minha amiga - minha beta reader - e ela me prometeu que não vai me deixar em paz até eu terminar essa, porque ela disse que eu sou má porque começo as coisas e não termino, daí ela nunca sabe o que acontece com os personagens.. Então, dessa vez ela disse que não vai deixar isso acontecer. E EU NÃO QUERO DEIXAR ISSO ACONTECER! Então é isso. Comecei uma história nova. MAS ESSA VAI ATÉ O FIM. É isso ae. Vou começar agora e vai que eu consigo terminar no NaNoWriMo? Porque, né, vou ser obrigada a trapacear, senão começaria OUTRA história.......... Anyway! Muito bom o post, tomara que traga mais pessoas para nossa loucura coletiva! Ps: VAI TER MUTANTDUDES 2??? Eu não sabia! D= QUE LEGAL

  • Maria Fernanda

    Nossa, ano passado eu não cheguei nem em 15000 palavras, mas a culpa foi toda minha por ter cedido às neuras de não estar escrevendo direito e etc. Desse de agosto eu não sei se eu vou conseguir participar, mas para o de novembro já estou me preparando direitinho =)

  • Laura

    É o segundo dia e eu já to me desesperando! Mas esse é o espírito, então tudo bem, haha. –q Eu tenho três páginas escritas e eu não consigo mais avançar, ou seja, to na merda. Mas ok, é a vida. Eu adorei esse post, e ele fez minha amiga querer participar, então pelo menos sofrer sozinha eu não vou. UHUUL! E uma perguntinha: Você vai participar em Novembro também ou só agora? Beijjos!

  • kari

    Let's fuckung do it!

  • Samuel

    Tsc, desisti. Vergonha pra mim... Vou me desculpar com minha vaca.

  • Bruno

    Não perguntei nada, porque pra ter dúvidas sobre o NaNoWriMo tem que... bem, saber o que ele é hahaha. Matou minha curiosidade, Bell, obrigado! Tentarei participar.

  • Vinícios

    Eu já escrevi um pequeno livro (tinha apenas seis capítulos), mas o computador quebrou e acabei perdendo tudo. Desde então, não consigo escrever alguma coisa e concluí-la :\ Espero que esse "bloqueio" desapareça quando estiver escrevendo para o NaNoWriMo ;) Abraços!

  • Lanny

    Oieee adorei o seu blog! Já estou seguindo...Você escreve muito bem, parabéns...sucesso! Estarei acompanhando agora...Estou com o meu a pouco tempo, então se quiser e puder fazer uma visitinha, também vou ficar muito feliz! Beijoos Lanny http://www.leituraeoutrostantos.blogspot.com

  • Polie

    Hey! Eu tentei participar ano passado, mas não passei da primeira semana, vou tentar esse mês então. Mesmo que um pouco atrasada, quem sabe ajuda né? Agora é lembrar do meu cadastro! X_X Enfim, boa sorte para todo mundo! Obrigada mais uma fez por postar sobre. :D

  • Luciana

    É possível ler os livros dos outros participantes??

  • katia

    ola... eu soube nano essa semana gostaria de saber se tem que ser com uma historia nova ou pode ser ideias que voce ja vem escrevendo??? e sobre quando voce completa as 50000 palavras o que acontece

  • Bell

    Olá! Então, pode ser o que você quiser. E quando completa 50000 palavras, você faz o que quiser. A ideia é ser um compromisso pessoal para que você escreva diariamente :) Beijos!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *