É COM MUITO ORGULHO QUE EU LHES APRESENTO: A #SEMANADESSEN

Eu já comecei na empolgação, deu pra sentir?

Pois é, depois do grande sucesso da #SemanaHandler, eu achei que seria legal homenagear outra das minhas escritoras favoritas que recentemente começou a ter livros traduzidos aqui no Brasil: Sarah Dessen.

“Quem?”, vocês podem estar se perguntando. NÃO SE PREOCUPEM, estou aqui para falar um pouquinho dela.

Sarah Dessen nasceu em Illinois, em 6 de junho de 1970, mas maior parte da sua vida ela viveu em Chapel Hill, na Carolina do Norte. Ela é filha de dois professores universitários, mãe especialista em literatura clássica e pai especialista em Shakespeare. Então é meio óbvio que ela lia um bocado desde nova. Ela sempre foi acusada de “ter imaginação demais” e seus pais sempre a incentivaram a escrever (até lhe deram uma máquina de escrever e tudo o mais). Na faculdade ela estudou escrita criativa e literatura inglesa, mas trabalhava como garçonete em um restaurante mexicano, e manteve esse trabalho mesmo depois de ter vendido o seu primeiro livro. Uns anos depois ela foi convidada para ensinar na Universidade da Carolina do Norte (Chapel Hill), a mesma em que estudou e que seus pais trabalhavam, e esse era o trabalho dela até pouco tempo atrás. Agora ela fica em casa com a filha e focando mais em escrever livros (o que é ótimo, porque ela é daquelas escritoras lentas, e agora o intervalo entre um livro e outro está mais curto).

Até o momento, Sarah Dessen já lançou 10 livros e algumas pequenas histórias, todos esses sobre adolescentes comuns. Não era exatamente o que ela pensava que faria, mas descobriu que escrever sobre adolescentes e para adolescentes é o que mais fazia sentido para ela, provavelmente porque é uma parte dela mesma que ela nunca conseguiu abrir mão (ela ainda mora na mesma cidade, onde vive encontrando pessoas que fizeram ensino médio com ela e é casada com um cara que conheceu na escola).

Eu, particularmente (obviamente), sou muito fã de todos os livros dela, e da pessoa que ela é, e por isso decidi que uma #SemanaDessen é mais do que merecida. E tem outra blogueira, a Giu, do Amount of Words, que sente a mesma paixão pela Dessen que eu. Então nós duas decidimos fazer essa homenagem. Então eis como as coisas vão funcionar de hoje até domingo:

– Todos os dias pelas manhãs sairão posts aqui no NUPE, e pelas tardes sairão posts no AoW. Além dos posts, a gente vai subir mini resenhas de todos os livros da Sarah Dessen, para vocês terem uma ideia do trabalho dela e quais livros mais lhes interessam e tudo o mais.

– Se você já leu algum livro da Sarah Dessen e gostou, poste uma resenha em seu blog ou skoob ou tumblr, ou algum comentário no twitter, ou sei lá, alguma coisa na internet e nos mande o link. Além de divulgarmos esses links, nós iremos coletar os comentários de vocês para uma homenagem que queremos fazer para ela. Então caprichem 🙂

– Quarta, dia 6, é aniversário da Dessen, então nós queremos fazer uma coisa bem especial para ela. Quem tem algum livro dela, tire uma foto com ele e poste no twitter no dia 6 com a tag #HappyBirthdaySarahDessen. Não sou otimista o bastante para achar que nós vamos virar Trend nem nada assim, mas se sua foto tiver a tag, fica fácil de a gente encontrar e mandar para ela. E se você não tem um livro dela, mas quer participar da homenagem mesmo assim, use a criatividade! Tire uma foto na livraria, ou coloque uma foto da capa no monitor do seu computador e tire uma foto junto. Não importa! Contanto que seja uma foto sua e algum livro da Dessen, tá valendo! Espero que vocês queiram participar, sei que vai deixar a Sarah muito feliz ao ver essas fotos.

– A Editora iD foi muito legal com a gente, e está nos ajudando não só com a divulgação da #SemanaDessen, mas com brindes! Todo dia nós iremos sortear um livro entre todos aqueles que usarem a tag #SemanaDessen no twitter, então é mais um incentivo para todo mundo sair divulgando! (O livro de hoje é “A Caminho do Verão”)

Então é isso! Talvez eu tenha esquecido alguma coisa, porque sou meio caduca, então fiquem de olho no twitter do blog para mais informações (E MAIS EMPOLGAÇÕES COM CAPS LOCK, HELL YES!!!)

E agora, uma mini resenha do primeiro livro da Sarah Dessen: That Summer

Essa é uma história de uma garota, Haven, que está presa no passado. Não no sentido super dramático da coisa, mas só sentido de ver todos a sua volta mudando e seguindo com a vida enquanto deixam para trás a época em que Haven considera ser a mais feliz de sua vida. Ela acha que era tão feliz que a forma como se lembra desse passado é meio que idealizada. Aos poucos, com a volta do ex-namorado de sua irmã, Haven vai descobrindo o passado como realmente é, e vai aprendendo a importância de seguir em frente. Como apresentação de Sarah Dessen ao mundo literário, That Summer é perfeito. É exatamente a voz honesta que uma pessoa espera em um livro para jovens adultos. Não é pretensioso nem cheio de reviravoltas, é simplesmente uma história normal, só que belamente escrita. E uma boa introdução para o mundo que nós fãs gostamos de chamar de Dessenland.

Espero que vocês gostem da #SemanaDessen e divulguem muito. Mais importante, espero que vocês LEIAM muito. Dessen vale a pena, de verdade.

BEIJOS! (E não se esqueçam de passar no Amount of Words mais tarde para a segunda parte do primeiro dia!)

P.S.: Na minha busca por imagens, eu achei uma foto do Year Book da Sarah Dessen e ai gente, OLHA SÓ QUE GRACINHA E COMO ELA NAO MUDOU NADA:

Comentários

25 ideias sobre “É COM MUITO ORGULHO QUE EU LHES APRESENTO: A #SEMANADESSEN”

  1. Que legal, ela é mesmo uma autora que eu gostaria de conhecer mais. Seus livros estão na minha lista de desejado, só não li nada ainda porque ando meio enjoada de histórias adolescentes. Quando passar essa minha fase mais “sérias”, com certeza comprarei algum 🙂

  2. Ahhh! Até hoje só li o Just Listen, mas tenho o The Truth About Forever.
    Não li ainda porque vi a Alba do Psychobooks falando que o nível de inglês dele é médio, então to esperando pegar um pouco mais de experiência na leitura antes de ler o The Truth.

    E li em algum lugar (acho que foi aqui inclusive) que tem uma certa ordem nos livros dela e que alguns personagens aparecem em outros livros.
    Vocês tem a listagem dessa sequência?

    Um beijo!

  3. Adorei a ideia, assim como a semana Handler, que me fez conhecer mais o autor e me apaixonar pelos livros dele, vou amar a semana Dessen, o legal é que eu resolvi ler os livros dela depois de uns posts que eu li aqui, aí comprei Just Listen, eu ainda não tive tempo de ler, mas é umas das minhas metas de leitura desse mês.

    Vocês são sempre muito criativas, e é por isso que eu gosto tanto do blog.

    Beijos

  4. sim, sim! a ordem dos lançamentos é a seguinte: That Summer, Someone Like You, Keeping The Moon, Dreamland, This Lullaby, The Truth About Forever, Just Listen, Lock and Key, Along For The Ride e What Happened to Goodbye.
    Mas essas “surpresinhas” começam a acontecer pra valer mesmo é a partir de This Lullaby

  5. Tava comentando ontem mesmo com minha irmã que a biblioteca pública de bh tem o Keeping the Moon, que eu achei o máximo e que preciso passar por lá (apesar de que eu deveria ler o que tenho em casa. Mas algumas coisas são prioridades hehe). Daí vejo no twitter da Semana Dessen e ôpa, mais um motivo pra eu passar lá o mais rápido possível =)

  6. Ontem mesmo eu ia comprar o livro dela, mas tinham outros dois que eu tava querendo fazia tempos e deixei pra depois.
    Já vi a Giu surtando em alguns livros por causa dos livros dela e tudo mais. Muito divertido XD
    Nunca li nada da autora, mas sou estou muito curiosa. Vou participar da promoção agora mesmo!

    Beijos
    Nathalia Duarte
    http://www.mentalmorfose.com

  7. Gente, olhando a foto do início do post e a do final parece que não passou tempo NENHUM! o.o
    Acho essas semanas temáticas muito legais, vocês poderiam fazer sempre \o/ (e em agosto poderia ter uma do John Green, né? =) )

    Nunca li nada da Dessen e confesso que o estilo dela não me agrada tanto assim, mas não posso dizer que não gosto sem nem ao menos ter lido. Entretanto, o “Dreamland” dela parece ser MUITO bom. (e a capa nova é LIIINDA!)

  8. “Não sou otimista o bastante para achar que nós vamos virar Trend nem nada assim”

    EI, VOCÊS VIRARAM TRENDING TOPIC HOJE. AGORA PODE SER OTIMISTA, DAYSE.

  9. Tô louca pra ler os livros dela ;-; Não lembrava de ter lido nada sobre That Summer mas já quero, me identifiquei de uma forma que me deixou até constrangida. E a Sarah não envelhece? Mudou pouquissimo O.O
    Vou acabar tomando vergonha na cara e comprando um livro dela no fim dessa semana *0*
    Desculpe ser muito precipitada, mas vocês pretendem fazer mais semanas com autores? Achei essa ideia tão fascinante, e tem tanto autor bom que tem pouca visibilidade aqui…
    :*

  10. Karine, não sei dizer ao certo, porque essas ideias LITERALMENTE surgem de última hora. Tipo “nossa, semana que vem é aniversário de tal pessoa, vamos fazer alguma homenagem?” hahaha
    Mas como o povo gosta tanto, a gente pode pensar em fazer isso mais vezes sim, mas tem que ver com a chefe mor, que a Barbara =P

  11. ESQUECEU FUI EEEEEEU. E TENHO QUE ACEITAR!!! MAS NÃO FOI ERRO MEU, VOCÊ NO MEU LUGAR… FARIA EXATAMENTE IGUAL!!!!!!!! O QUE É IMORTAAAAAAAAAAAAAAAAAL………….

  12. Que super!! 🙂

    Simplesmente ADOREI. Eu conheci a Sarah Dessen recentemente (mês passado), de tanto ler blogueiras elogiando o livro “O que aconteceu com o adeus”, resolvi comprar e ler. Resultado: amei! E logo em seguida comprei o “Just Listen”, eu terminei de ler ele ontem mesmo. E amei muito, muito.
    Virei fã total da Sarah e estou desesperada pra ler mais coisas que ela escreveu ;D
    Adorei a ideia de vocês, pois vou gostar muito de conhecer coisas dessa autora que gosto tanto.

  13. A+ pela resposta. (VOU TENTAR LER UM LIVRO DELA ESSA SEMANA, JÁ DISSE ISSO?) (da Dessen, não da Sandy o.o…….)

  14. Ahhh, que ideia genial!! Eu nunca li nada da Sarah Dessen, mas morro de vontade! Eu tenho “What happened to Goodbye” há um tempinho, mas até agora não li, infelizmente.
    Mesmo assim, vou participar da #SemanaDessen, HAHA. E que fofura a foto dela do Year Book, não mudou nada mesmo!
    Aliás, eu até queria ler “That Summer”, porque é o primeiro livro da Sarah e tem uma história que parece ser super bem escrita, mas… Sempre acabo pondo outro livro no lugar do carrinho e pode acreditar, agora quero lê-lo ainda mais!
    Enfim. Boa #SemanaDessen pra você ^^
    Beijos,
    Isa ~ Portal dos Livros

  15. Achei sensacional essa ideia!!!
    Ainda não li nenhum livro da Sarah,mas já li inúmeras resenhas e vários blogueiros falando tão bem,que minha próxima compra será um livro dela.
    Beijos e uma ótima #SemanaDessen
    Nati

  16. Deu pra sentir sua empolgação sim Dayse!!
    Achei excelente essa ideia, e mil desculpas por não ter vindo aqui antes conferir como tudo está indo.
    Está demais sabia????
    É ótimo ver uma grande autora (que até então poucos conheciam) ter essa homenagem.

    Parabéns!

    XOXO, da Lisse

  17. Não conhecia a autora Sarah, até participar de uma gincana com a capa de um livro dela ( que por sinal fugiu o nome bem agora ¬¬¨)
    Parabéns pela iniciativa de vocês e vou ficar antenada para as próximas semanas de autores que virão né?
    ^^

  18. Sei que é um post meio antiguinho, mas conheci o blog há pouco tempo e zapeando pelo arquivo achei esse. Então acho válido comentar mesmo assim.
    Adoreeeeei a iniciativa de vcs! Acho que esses especiais nos levam a conhecer novos autores e quem sabe até dar uma dica às editoras do que queremos ver por aqui. E fazer uma semana especial da Sarah então foi uma ótima ideia! Só li um livro dela até agr, Just Listen, que me surpreendeu MUITO e de maneira positiva, então pretendo ler todos os outros.
    E essa mini resenha de That Summer me empolgou, pois já faz um tempo que venho achando que todos esses filmes teen e livros de YA não correspondem muito a realidade, sempre apostando nos clichês e nas infinitas reviravoltas. Conhecendo Just Listen, penso que That Summer seja exatamente o que eu procuro, uma coisa mais real e com a qual eu possa me identificar. Vou procurar ler e espero n me decepcionar!
    Agr vou procurar os outros posts da semana e quem sabe comentar mais, hahaha.
    Ps: esse captcha é a coisa mais fofa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *